VWFS adquire participação de 60% na FleetLogistics

Notícias

8 de fevereiro de 2019

O Volkswagen Financial Services está a expandir, ainda mais, a sua oferta na área de gestão internacional de frotas e gestão da mobilidade, tendo celebrado uma parceria estratégica com a TÜV SÜD.

Neste âmbito, o Volkswagen Financial Services AG assumiu uma participação de 60% na FleetCompany GmbH, com sede em Oberhaching, na Baviera, que opera globalmente sob a marca FleetLogistics em mais de 70 países. Os restantes 40% das ações da empresa são detidas pelo ex-acionista único TÜV SÜD Auto Service GmbH, com sede em Munique, e que é uma subsidiária detida na integra pela TÜV SÜD AG.

"Juntamente com o nosso parceiro estratégico TÜV SÜD, vamos agregar e desenvolver ainda mais as nossas ofertas de mobilidade para clientes de frotas. O forte foco internacional da FleetLogistics, em particular, complementa de forma excelente as nossas próprias atividades de serviços financeiros globais", afirma Lars Henner Santelmann, Presidente do Conselho de Administração do Volkswagen Financial Services AG.

Os dois acionistas concordaram em manter a neutralidade da marca da FleetLogistics. O objetivo é criar uma gama completa de produtos e serviços para o cliente, na qual a gestão de viagens e de frotas é combinada. A conclusão da transação está sujeita à aprovação pelas autoridades da concorrência competentes. Ambas as partes concordaram em não divulgar o valor da compra.

"Esta parceria estratégica permite-nos oferecer um significativo valor acrescentado aos nossos clientes de frotas. Assim, decidimos transferir o modelo de negócio existente para mobilidade intermodal, o que nos permitirá oferecer, no futuro, serviços adicionais que resultarão desta joint-venture. Também concordámos em manter a neutralidade em relação ás marcas que compõem o portfólio de veículos e a independência das empresas", diz Patrick Fruth, CEO da unidade de Mobilidade da TÜV SÜD.


No contexto do realinhamento estratégico, está prevista a transferência do negócio da CarMobility GmbH, uma subsidiária detida na integra pelo Volkswagen Financial Services AG, para a FleetLogistics. A CarMobility opera na Alemanha como uma empresa independente de gestão de frotas desde 2006 e tinha cerca de 40.000 contratos no final de 2018. "A CarMobility desenvolveu-se muito positivamente nos últimos anos na Alemanha, atingido uma grande base de clientes e introduzindo muitos novos produtos no mercado ", resume Santelmann tendo em conta os resultados alcançados pela empresa. E prossegue: "Mas para continuar esta tendência, precisamos de economias de escala que só podem ser alcançadas expandindo os nossos negócios internacionalmente. E isso torna-se possível, exatamente agora, ao agrupar atividades na FleetLogistics."


A FleetLogistics foi fundada em 1996 e emprega cerca de 360 pessoas em todo o mundo, operando em mais de 70 países. Os seus clientes incluem grandes clientes de frotas nacionais e internacionais. Com uma carteira total de cerca de 200 mil veículos, a FleetLogistics é um dos maiores prestadores independentes de serviços de gestão de frotas do mundo. A gama de serviços é dividida em três áreas principais: gestão de frotas, consultoria de frotas e fleet reporting.


Sobre a TÜV SÜD

Fundada em 1866 como uma associação de inspeção de caldeiras a vapor, a TÜV SÜD é hoje uma empresa globalmente ativa. Os seus mais de 24 mil funcionários, presentes em mais de 1.000 locais de cerca de 50 países, otimizam tecnologia, sistemas e know-how, contribuindo significativa para criar inovações técnicas como a Indústria 4.0, condução autónoma ou energias renováveis seguras e confiáveis.

Receba uma avaliação para optimizar a sua frota.

Qual a dimensão da sua frota?