VWFS cresce 26% em Portugal em 2017

Notícias

8 de maio de 2018

Ativos totais em Portugal aumentaram de 622 para 786 milhões de euros. Carteira de contratos também aumentou 26%.
Resultados do Grupo a nível mundial atingem valor recorde em 2017. Crescimento prosseguiu a nível mundial no primeiro trimestre.

O Volkswagen Financial Services registou um crescimento de 26% da sua atividade em Portugal durante o ano de 2017, beneficiando da crescente penetração entre as marcas do Grupo Volkswagen e do crescimento da atividade de gestão de frotas. Os ativos totais em Portugal aumentaram 26%, de 622 milhões de euros para 786 milhões de euros, traduzindo o crescimento da carteira de contratos de financiamento, renting, serviços e seguros.

A carteira de contratos em Portugal registou um aumento de 25,6%, com todas as áreas a apresentarem crescimentos de dois dígitos. No financiamento, o número de contratos aumentou 14,3%, no renting cresceu 47% e nos serviços o crescimento superou os 56%.

Luís Schunk, diretor-geral do Volkswagen Financial Services em Portugal, afirma: “Os resultados do último ano em Portugal são o reconhecimento pelos clientes e parceiros da proposta de valor imbatível disponibilizada pelo Volkswagen Financial Services, em especial nas marcas do Grupo Volkswagen. Financiámos cerca de 40% dos particulares e 30% dos clientes empresariais nas suas aquisições de veículos destas marcas, ao mesmo tempo que expandimos a nossa atividade de gestão de frotas. Hoje, as empresas sabem que encontram no Volkswagen Financial Services um serviço distintivo e de elevada qualidade para gerir as suas frotas automóveis em Portugal, o que nos permitiu conquistar importantes contratos”.

Grupo Volkswagen Financial Services volta a atingir resultados recorde em 2017

A nível mundial, o Grupo Volkswagen Financial Services concluiu o ano financeiro de 2017 com um novo resultado recorde. O lucro operacional aumentou 16,9% para 2,46 mil milhões de euros, tendo os ativos totais aumentado 9,9% para 186,9 mil milhões de euros. Como resultado da digitalização do modelo de negócio, o grupo estima atingir um crescimento de eficiência no valor total de mil milhões de euros até 2025.

Lars Henner Santelmann, Chairman do Volkswagen Financial Services AG, afirmou: “2017 foi um ano de grande sucesso para o Volkswagen Financial Services. Estamos muitos satisfeitos com os resultados”. Frank Fiedler, chief financial officer (CFO) do Volkswagen Financial Services AG, acrescentou: “O bom resultado traduz, antes de mais, o crescimento positivo da nossa carteira de contratos e os menores custos de refinanciamento e risco face ao ano anterior”.

O Grupo Volkswagen Financial Services cresceu fortemente em 2017. Os activos totais aumentaram 9,9%, para 186,9 mil milhões de euros, a carteira de contratos incluindo todas as joint ventures atingiu um novo recorde de 19,7 milhões de unidades (+ 8,1% do que no ano anterior) e um resultado recorde foi atingido novamente com o montante de 2,46 mil milhões de euros (+ 16.9% face aos €2,1 mil milhões do ano anterior).

"Fomos muito bem sucedidos durante os últimos anos e estamos agora a definir o caminho para os próximos anos já nesta posição reforçada. A chave para isto é a total digitalização do nosso modelo de negócio. Isso está a conduzir ao crescimento das vendas online do nosso leque de produtos, à optimização dos nossos custos de vendas e marketing, e a um sistema de tecnologias de informação ainda mais eficaz que permite ganhos de produtividade consideráveis. Esta aposta na digitalização contribuirá para impulsionar a eficiência em cerca de mil milhões de euros até 2025 – com uma inalterada equipa. No mesmo período, pretendemos crescer a nossa carteira de contratos dos atuais 19,7 milhões para 30 milhões de contratos”, adiantou Santelmann.

O CFO Fiedler também está otimista para o ano financeiro de 2018: “Assumindo que as boas condições económicas se mantêm durante o corrente ano, os resultados do Volkswagen Financial Services são esperados que se mantenham ao nível do ano anterior”.

Os principais contributos para o crescimento da carteira de contratos em 2017 continuaram a ser serviços como a manutenção e os pneus, que são de particular importância para o negócio de frotas, entre outros segmentos. No final de 2017, o volume de contratos de serviços superou os 4 milhões de unidades pela primeira vez, correspondendo a um aumento de 16,8%. Os mercados chinês, italiano e espanhol, em particular, obtiveram um grande volume de novos contratos durante o último ano financeiro. “No geral, crescemos muito bem mundialmente com as marcas do Grupo Volkswagen. Os contratos atuais nos mercados chinês e espanhol atingiram um nível de mais de um milhão de unidades pela primeira vez. Estamos muito satisfeitos com estes novos recordes”, mencionou Dr. Christian Dahlheim, Chief Sales Officer do Volkswagen Financial Services AG.

Grupo prossegue crescimento no primeiro trimestre de 2018

O Grupo Volkswagen Financial Services iniciou bem o ano de 2018 e aumentou a sua carteira de contratos em todos os segmentos de produtos durante o primeiro trimestre de 2018. O portefólio de contratos cresceu 8,2% para 19,9 milhões, com o negócio de serviços a registar um crescimento de dois dígitos.

“No seguimento do nosso bem-sucedido exercício de 2017, registámos também um bom começo no novo ano. O forte crescimento nos contratos de serviços mostra que estamos a responder à procura dos clientes por serviços adicionais relacionados com os automóveis”, afirma Christian Dahlheim, Chief Sales Officer do Volkswagen Financial Services AG.

No final do primeiro trimestre do ano, a carteira de contratos do Grupo Volkswagen Financial Services incluía 6,1 milhões de contratos de financiamento de veículos (+6,2%) 4,1 milhões de contratos de renting (+4,9%), 4,29 milhões de contratos de serviços (+19,2%) e 5,38 milhões de contratos de seguros (+0,3%).

Receba uma avaliação para optimizar a sua frota.

Qual a dimensão da sua frota?